5 motivos para se tornar um voluntário

O que você faz com seu tempo livre? Viaja, trabalha mais um pouco, descansa ou brinca com as crianças? Todas essas são ótimas atividades que nos ajudam na nossa construção como indivíduos e também na manutenção do bem-estar. Mas, existem outras coisas que podemos fazer e nem fazemos ideia para aproveitar esse tempo livre. Uma delas é se tornar um trabalhador voluntário.

Existem diversas ONGs e organizações dedicadas a ajudar o próximo. Elas podem ser de proteção aos animais, amparo aos mais pobres ou para distribuir doações. Todas são importantes nas regiões onde atuam e trabalham com um pilar essencial: os voluntários.

Sem essas pessoas que abrem mão do seu tempo livre para ajudar outras as atividades de qualquer organização falham. É preciso de mãos que vão a campo e realizam todo tipo de atividade, desde trabalhos manuais até atendimentos médicos.

Por acaso você já pensou em ser um trabalhador voluntário? Não importa se a resposta foi sim ou não, te daremos alguns motivos para começar esse tipo de trabalho.

1. Aprendizados

Trabalhar em um ambiente diferenciado, com atividades e pessoas com as quais você não está acostumado é uma situação ideal para aprender. O voluntário consegue adquirir conhecimentos em diversas áreas, além de trabalho em grupo, liderança e como lidar com crises.

É exatamente por isso que muitas empresas internacionais ou de grande porte já consideram o trabalho voluntário como um diferencial no currículum. Tudo que o trabalhador aprende no voluntariado pode e deve ser transferido para situações diárias.

Ao começar a trabalhar como voluntário você perceberá como seus conhecimentos e habilidades se alteram e sua maneira de lidar com as mais variadas situações se modificam.

2. Adquirir experiência profissional

Essa vantagem vai principalmente para os jovens que acabaram de se formar. Em um país em crise econômica muitas vezes é difícil conseguir o primeiro emprego dentro da própria área de formação. Assim, é normal encontrarmos recém-formados que se distanciam cada vez mais da sua área profissional de preferência.

Conforme a carreira profissional se desenvolve e o trabalhador adquire experiência fica difícil retornar para aquela primeira área em que se formou. É aí que entra o trabalho voluntário: uma maneira de adquirir experiência profissional na área escolhida e abrir mais possibilidades no mercado de trabalho.

3. Fazer networking

Networking é uma palavra usada atualmente para conhecer novas pessoas e criar uma rede de contatos. Isso inclui, mas não se limita a, contatos profissionais que podem te ajudar a alavancar a carreira. Acredite ou não, existe uma variedade enorme de pessoas trabalhando como voluntárias.

Ao trabalhar em projetos, ONGs e expedições você conhecerá pessoas que normalmente estariam inacessíveis. Assim é possível criar novas amizades, encontrar contatos profissionais e até encontrar alguém que apoie as mesmas causas que você.

4. Autoconhecimento

Muita gente entra numa área profissional e deixa o trabalho a definir como pessoa. Nada de errado com isso, mas existe muito mais na vida que trabalho. Trabalhando como voluntário é possível entender melhor quem você é e suas motivações.

É possível até que você entre em contato com algo que mude sua vida, o faça querer mudar de carreira e encontrar seu verdadeiro sonho. É normal, especialmente considerando a variedade de funções que um voluntário pode acumular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *