Começa a nossa aventura!

diário de bordo MSL, expedição áfrica 2016, guiné-bissau, Missão São Lucas

DIÁRIO DE BORDO

05/01/16

            É uma noite quente de verão; as crianças estão agitadas, correndo de um lado para o outro às 02:00 da manhã. Elas percebem no ar a tensão da viagem. Participaram como ninguém dos preparativos, que demandou mais de 6 meses de planejamento. E agora, instintivamente percebem as preocupações dos adultos. 

            Nos direcionamos para a sede da missão, na Moóca, bairro de São Paulo, aonde encontraremos outros voluntários, entre equipe de viagem e equipe de apoio. Lá, está tudo pronto, separado e embalado. 10 malas de doações de 32kg, com equipamentos, medicamentos e todo o material necessário para o atendimento do povo de Iemberem, esta pequena aldeia no meio da Reserva do Tombali, em Guiné-Bissau, África. 

            Com a ajuda dos voluntários, carregamos os porta-malas dos carros no meio da rua, naquela madrugada. Todos alegres, cheios de uma emoção eletrizante, por finalmente chegar aquele dia para o qual nos preparamos tanto.

            Depois de meses de preparação, finalmente chegamos ao aeroporto Internacional de Guarulhos. O coração quase saindo pela boca. Um misto de alegria e angústia. Alegria de poder ir para a África mais uma vez, rever amigos, rever o Sumba que não via há quase 1 ano. Angústia, ao deixar para trás esposa e filhos e ser responsável pela integridade dos voluntários que irão conosco àquele país que, se ficarmos doentes, nós seremos os únicos médicos capazes de cuidar de nós mesmos. 

            Hoje, ao empurrar as malas com as doações, meu coração ainda se agita com a mágica: “Como que conseguimos juntar tantas coisas em tão pouco tempo? Quem são os doadores desconhecidos que permitiram estar aqui hoje? Então percebo que não vou só para a África, mas sou centenas de pessoas. Pessoas que doaram recursos financeiros, pessoas que doaram equipamentos, medicamentos, malas. Voluntários que separaram, que organizaram, que embalaram, que carregaram as doações. Pessoas queridas que levantaram de madrugada para nos levar para o aeroporto. 

            Deus, obrigado por me permitir fazer parte disto

Dr. Ivan Vargas Rodrigues

Presidente MSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *