Uma pequena pausa

diário de bordo II, expedição MSL áfrica, guiné-bissau, marrocos

Diário de Bordo – Parte II

06/01/16

            Estamos à caminho de Guiné-Bissau, mas nosso vôo não é um vôo direto. Antes de chegarmos a Bissau, fomos presenteados com uma pausa obrigatória em Casablanca em Marrocos, aonde ficamos um pouco mais do que 24 horas, pois nosso vôo partirá para Bissau apenas à 23h do dia 6.

Um pouco de curtição

            Confesso que nós até sonhamos com isto, mas como poderíamos planejar algo assim? Ao fazermos uma escala em Marrocos, temos de brinde na equipe uma intérprete, a Dra. Priscila, que fala francês de forma excelente e uma fotógrafa, a Dra. Dolores? Isto foi muito bom! Pudemos dar uma refrescada nas emoções passeando um pouco, antes do trabalho começar. Deus, obrigado! Sempre faz mais do que podemos pedir ou pensar. Ele cuida de tudo, nos mínimos detalhes.

Sem escova

            Mas antes do passeio, ao chegar no hotel percebo que ao montar e desmontar as malas para fazer caber todas as doações, meu kit de higiene pessoal ficou na mala de doações que foi despachada. Desço em Marrocos sem minha escova de dentes. E agora? O que fazer? Graças a Deus, a Dra. Eunice trouxe em sua mala de mão parte dos kits odontológicos que irá distribuir em Iemberem, porque não couberam todas na mala de doações e ela abriu mão de seu espaço de bagagem pessoal para fazer caber mais um pouco de doações. Obrigado Colgate! fui o primeiro beneficiário das doações (para alegria de meus companheiros de viagem… rss).

            Chega a hora de embarcarmos no avião. É uma verdadeira confusão. Não existia filas, todos se aglomeram na porta do avião e na escada. Uma funcionária da companhia aérea faz a triagem de quem entra com qual bagagem. Muitos tentam embarcar com malas nas mãos, gesticulando e brigando com a aeromoça já estava vendo a hora que alguém ia trazer um par de galinhas ou um bode para dentro do avião. Depois de alguma confusão e conseguirem despacharem todas as malas, nos deixam entrar.

Se a conhecessem…

            Ao entrarmos percebo que ninguém respeita os lugares de assento de reserva em seus bilhetes. Cada qual procurando sentar no lugar que mais lhe interessa, gerando algumas discussões. A equipe de bordo é composta de 5 profissionais, sendo 2 homens e 3 mulheres, nós planejamos ficarmos todos juntos na mesma fileira, a fim de protegê-las. Quando chegamos ao nosso lugar, é claro que já estavam ocupados. De um lado a comissária de bordo insiste com um passageiro que nos dê lugar nos nossos assentos e que ele se dirija à poltrona de sua reserva. Do outro lado, a Dra. Eunice, a pessoa mais gentil e sensível de toda a equipe, tenta convencer um homem a deixá-la sentar no lugar designado a ela. Então ele esbraveja, gesticula os braços violentamente contra ela, dizendo: -Senta aí! Senta em qualquer lugar!

            Corremos para acudi-la, e ao fim tudo se resolve; trocamos os lugares, e sentamos eu e Santos, entre o homem e as meninas. Mas isto me dói fundo. – Ah! – Penso comigo- Se ele soubesse com quem falava, a carregaria nos braços, e com doçura lhe cederia o lugar. Estamos levando ali conosco aquela que será a única dentista do país por 19 dias!! Mas graças à Deus a Dra. Eunice não se abala e ainda mostra compaixão pelo homem, tentando defendê-lo em nossa argumentação. Dra. Eunice, muito obrigado.

Dr. Ivan Vargas Rodrigues

Presidente MSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *